Projeto de uma barbearia incentiva crianças a leitura.

Barbearia-01

Já imaginou levar seu filho para cortar o cabelo e ganhar um desconto se ele ler pro barbeiro em voz alta? Essa foi a iniciativa que a barbearia The Fuller Cut, em Michigan EUA fez como forma de ajudar sua comunidade. O barbeiro Ryan Griffin levou a ideia para a barbearia depois que viu que outras lojas do país ofereciam um programa similar.

Barbearia-02

E da mesma forma que sua cabeleira marca o tom da tinta que usou em seu cabelo, o Ryan mantém os registros de leitura das crianças para saber aonde elas pararam até o próximo encontro.

Se a criança ainda não sabe ler, não tem problema. Os adultos podem ajudar nesta tarefa e ler para os pequenos, estimulando a leitura da mesma forma.

Barbearia-04

Cada corte com leitura, os clientes ganham um desconto de US$ 2 (mais ou menos R$ 9). Cabe aos pais decidirem se irão poupar ou dar a criança o valor.

Além de estimular a leitura, eles também estimulam a representatividade nas crianças, visto que o público em sua maioria são negros e afro-americanos e os livros que eles oferecem são com personagens negros. A barbearia explica neste link o motivo: “Como a maioria dos nossos clientes são afro-americanos, nós preferimos livros dentro desta dinâmica cultural. Não fazemos isso para segregar ou desconsiderar qualquer e todas as outras culturas e cores de pele; é simplesmente porque os rostos e histórias nos livros se parecem com eles, o que os inspira a se orgulhar de sua própria maravilhosidade“.

Nós adoramos e apoiamos esta ideia!

Quem sabe a iniciativa chega ao Brasil, visto que cresce muito o mercado de salões infantis. Se essa prática fosse trazida para cá, além de contribuir para a educação das crianças, com certeza o salão iria fazer a diferença no mercado e nas comunidades.